PRAGAS URBANAS

Primeira Anterior ...        

MOSCAS


(Imagem 4/4)

O que é aquele zumbido irritante? O que é aquilo rastejando pela tela do televisor? Garçom, o que é isso flutuando na sopa ? A menos que a pessoa viva nas regiões polares, a resposta a todas essas perguntas, mais cedo ou mais tarde, é inevitavelmente a mesma: a mosca doméstica comum.


Embora existam certamente outros insetos que se acomodam confortavelmente em nossas casas, 90% das moscas encontradas em nossas moradias são membros da espécie específica musca domestica. O termo "mosca doméstica" não é genérico; trata-se de um tipo específico de mosca que  parece ter encontrado seu nicho evolutivo vivendo entre nós.


Mas o problema com as moscas não é apenas que nos irritam com suas invasões. Elas portam e difundem diversas doenças potencialmente mortíferas, entre as quais a febre tifóide, salmonella, tuberculose, conjuntivite, lepra e cólera, bem como vermes intestinais  e a bactéria responsável pela disenteria. Elas se alimentam e reproduzem com lixo, fezes e carne apodrecida. E então, depois de recolher milhões de microorganismos, voam para dentro de nossas casas e pousam em nossa comida, corpos e objetos pessoais, deixando para trás os mesmos germes.


Inseto muito comum em áreas rurais e urbanas. No ambiente urbano algumas espécies adaptaram-se bem às condições criadas pelo homem, enquanto outras não apresentam tolerância ao processo de urbanização.


Normalmente estes insetos alimentam-se de fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, frutas entre outros.


O alimento ingerido só pode ser liquido ou pastoso e para isso a mosca lança uma substância (saliva) sobre o mesmo para dissolver e assim poder ingeri-lo, pois não consegue colocar nada sólido para dentro do organismo.


Este inseto é muito ativo durante o dia a noite ele repousa. Os locais visitados pelas moscas apresentam manchas escuras, produzidas pelo depósito de suas fezes, e manchas claras, provocadas pelo lançamento de saliva sobre o alimento, para que depois possa ser sugado.


As moscas são transmissores de doenças ao ser humano. Após terem pousado sobre fezes, feridas e animais mortos, elas podem pousar sobre o alimento humano e contaminá-lo, depositando sobre este as bactérias contidas na sua saliva, patas e cerdas do seu corpo.